quinta-feira, 12 de março de 2009

A evolução dos cães

A evolução dos cães é um assunto muito curioso. Na revista Super Interessante desse mês tem uma matéria muito legal, que aborda a evolução dos cães desde os primórdios da domesticação dos lobos, até as consequências das mudanças feitas pelo homem em varias raças.

capa da super interessante

Capa da Super Interessante: cães em destaque.

Uma das informações mais interessantes que encontramos nessa matéria, é a dos estudos realizados na Universidade de Azabu, no Japão, onde os pesquisadores descobriram que, quando brincamos com nossos cães, o organismo libera um hormônio chamado ocitocina, o mesmo responsável pelo amor que sentimos por crianças. Provavelmente vem daí o enorme amor que sentimos por nossos bichinhos de estimação e nosso ímpeto (às vezes incontrolável) de tratarmos nossos cães como se fossem nossos filhos.

De acordo com a matéria da Super Interessante, o cachorro é o animal de estimação preferido simplesmente porque o cão entende os seres humanos, pois ele tem qualidades que lhe permitem interpretar os gestos e sinais que fazemos a eles, como apontar o dedo ou até mesmo com o nosso olhar. E o contrário também acontece. De acordo com um artigo publicado no Journal of Comparative Psycology, em mais de 60% dos casos as pessoas sabem diferenciar o latido dos cães (latido esse que foi desenvolvido especialmente para comunicação entre cães e seres humanos, já que os lobos raramente latem).

Além dessas informações esclarecedoras, a matéria também aborda as mudanças que os seres humanos impuseram a algumas raças, geralmente causando mais problemas do que benefícios. Mas isso é um assunto tão extenso e tão interessante, que deixarei para o próximo post!

2 comentários:

Anônimo disse...

Exato! É por isso que quando não estamos mto legal, basta ter um cachorro por perto pra nos fazer sentir melhor ;)

Bichinhos De Estimção disse...

muito bom tem muitas informaçoes interesante