domingo, 1 de março de 2009

Transporte seguro de animais de estimação

O transporte seguro de animais de estimação é um assunto muito importante. Tenho visto pelas ruas muitas pessoas dirigindo com os animais no colo e isso não só é muito perigoso (tanto para o motorista quanto para o animal), como também é proibido por lei.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê:

No artigo 235, a proibição de conduzir animais nas partes externas do veículo (exemplo: caçambas de caminhotes, o animal com a cabeça para fora do veículo,animais em gaiolas ou caixas sobre o teto do veículo), considerando como infração grave (cinco pontos na carteira de motorista), sujeita a multa e retenção do veículo;

No artigo 252, a proibição de dirigir o veículo transportando animais à sua esquerda (entre o motorista e a porta do carro) ou entre os braços e pernas (animal no colo do motorista), considerando como infração média (quatro pontos na carteira de motorista) e sujeita a multa.

Transportar o animal no colo enquanto dirige, além dos transtornos com multas e retenção do veículo, pode causar sérios acidentes. Os animais são imprevisíveis (por mais que você acredite conhecer bem o seu), podem se assustar ou agitar-se inesperadamente, e, se você estiver dirigindo com ele no colo quando isso acontecer, pode perder a direção do carro e acabar batendo (acho que não preciso nem comentar aqui as consequências disso). Este é um assunto muito sério, tanto que a The Royal Society for the Prevention of Accidents (Sociedade de Prevenção de Acidentes do Reino Unido) em conjunto com uma organização britânica de proteção animal, a People's Dispensary for sick animals organizou uma campanha de prevenção de acidentes com animais.

As alternativas para transportar seu animalzinho de estimação com segurança incluem:

Uso do cinto de segurança para cachorros, que deve ser usado em cães de médio e grande porte. O acessório deve ser colocado no animal e preso ao cinto de segurança do carro (sempre no banco de trás, é claro);

cinto de segurança para cães

Imagem 1: Cão com cinto de segurança

Para gatos e cães de pequeno porte ou filhotes, uso da caixinha de transporte, que deve ser fixada no banco de trás pelo cinto de segurança do carro, ou ficar presa atrás do banco dianteiro;

caixa de transporte

Imagem 2: Caixa de Transporte

Em todos os casos, a grade de proteção para janelas impede que o animal coloque a cabeça para fora do carro e permite a ventilação do veículo. Mas é importante lembrar que, mesmo usando a grade de proteção, o animal de estimação deve estar na caixinha de transporte ou usando o cinto de segurança.

Grade de proteção

Imagem 3: Grade de proteção para a janela

Lembre-se sempre de que seu animal de estimação conta com a sua proteção, então, quando for sair com ele de carro, proteja-o contra os acidentes com essas dicas simples.

Nenhum comentário: