sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Presenteando alguém com um filhote!

Se você resolveu presentear alguém muito especial com um lindo filhote de cão ou gato, para que ele seja o animal de estimação e companheiro inseparável dessa pessoa querida, aqui vão algumas dicas muito importantes em relação a esse assunto:
  • Se o bichinho é para alguém da sua própria família, como filhos, esposa/marido ou pais, ótimo! Com certeza você sabe direitinho os gostos deles, sabe o tipo de energia dessas pessoas (se baixa, média ou alta, assunto que falaremos em breve), sabe também qual será o grau de envolvimento e responsabilidade dessa pessoa em relação ao animal de estimação e não vai errar na escolha do filhote, seja cão ou gato.
  • O grande "porém" de quando se presenteia alguém com um animal é ter certeza absoluta de que essa pessoa está ciente dos cuidados e da responsabilidade que terá ao ter um animal de estimação. É preciso lembrar das necessidades que os animais têm de carinho, execícios, passeios, atenção, alimentação balanceada e de boa qualidade, vacinas, entre muitas outras coisas.
É importante se certificar de que quem recebe o animal de presente está realmente disposto a cuidar dele, para que seu bem estar esteja assegurado. É interessante que você leia as dicas do post "O primeiro Animal de Estimação" , elas também se aplicam nesse caso.
  • É muito importante você se certificar de que ninguém na casa que receberá o animal de estimação tem alergia a pêlos, para que seu presente tão bem intencionado não se torne um martírio para quem recebe.
  • Um cuidado especial em casas onde existam pessoas com doenças sérias ou degenerativas, que exijam muitos cuidados dos familiares: Estudos mostram que a presença de um animal de estimação pode melhorar (e muito) a vida de pessoas com doenças (a chamada zooterapia), mas antes de presentear alguém nessas condições com um animal, você precisa ter certeza de que ele não será negligenciado, nem que os cuidados com um bichinho acabem sobrecarregando as pessoas da casa.
E, é claro, você deverá consultar um Médico Veterinário de sua confiança antes de dar o bichinho de presente, pois ele deverá estar vacinado e em plenas condições de saúde (é claro que isso se aplica em todos os casos, mas aqui, o cuidado deve ser redobrado).
  • Crianças na casa: Quando o filhote será destinado a uma criança, você deve se certificar de que os pais ou responsáveis por essa criança estão de pleno acordo em ter um animal de estimação. Você deve ter certeza de que os adultos estão dispostos a cuidar do cão ou gato que você dará de presente, pois as crianças muito pequenas ainda não têm senso de responsabilidade e com certeza esquecerão dos cuidados mais básicos com um animal.
É importante frisar que os adultos devem sempre supervisionar o contato das crianças com animais, especialmente quando são filhotes, porque as crianças geralmente não são muito delicadas e podem acabar machucando os bichinhos, ou o contrário. Bichinhos de estimação, embora sejam animais domesticados e dóceis, podem morder para se defender caso se sintam ameaçados, e ninguém quer que aconteça um incidente como esse.
  • Também é importante lembrar que os animais de estimação geram gastos. É preciso que seja feita pelo menos uma consulta por ano ao Veterinário, para fazer um check-up, vacinação (principalmente a vacina contra raiva), desverminação (que é realmente importante), entre muitas outras coisas. Além disso, os animais precisam de alimentação balanceada e adequada ao estágio de vida, brinquedos, caminha, coleiras e outros acessórios. Também é importante lembrar que os animais podem ficar doentes, podem precisar de cuidados veterinários imprevistos e você deve ter certeza que, ao presentear alguém com um animal de estimação, essa pessoa terá a possibilidade de arcar com os gastos para que o bichinho tenha uma vida feliz e saudável.

Nenhum comentário: